Você está em:

Portal das Escolas QI

Este é o site principal da QI, onde você encontrará informações sobre todos os cursos e a estrutura das escolas e faculdades QI....

Endereço: Av. Alberto Bins 320 - Centro
Porto Alegre
Fone: (51) 3014.0000
Cursos: Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira, Curso Superior de Tecnologia em Gestão em Recursos Humanos, Curso Superior de Tecnologia em Logística, EAD - Curso Técnico em Logística, EAD - Curso Técnico em Marketing, Pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas e Negócios, EAD - Curso Técnico em Recursos Humanos, EAD - Curso Técnico em Contabilidade, EAD - Curso Técnico em Administração, Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial, Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais , Curso Superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Inglês QI Fly, Curso Profissional QI, Curso Técnico em Administração, Curso Técnico em Informática, Inglês QI Fly Teens, Global Design QI, Formação Excel.

Acessar outra unidade/escola

Buscar informações sobre um curso:

Quero ser aluno!

Você quer estudar na QI? Então preencha seus dados abaixo e aguarde nosso contato!

Ligue para a QI: 0800 601 0000

Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais

Apresentação

O Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais objetiva a geração de mentes com um valor escasso no mercado - o know how empreendedor. Utilizando processos gerenciais, visa tornar conhecimentos e ideias aplicáveis às necessidades sociais da comunidade, resultando em ações exitosas junto aos diversos públicos locais. Este profissional estará apto para atuar em várias frentes, tendo sempre a visão de que um novo negócio é a combinação de um conhecimento ou uma ideia com uma necessidade social não atendida, cuja oferta resultante deverá ser bem aceita pelo mercado.


Objetiva formar profissionais competentes, para a área da gestão, focados no empreendedorismo, conhecedores do seu ambiente e integrados na comunidade onde estão inseridos; com forte caráter humanista; socialmente responsáveis; preocupados com o desenvolvimento sustentável local, regional e nacional; com domínio dos conhecimentos tecnológicos, humanos, sociais e políticos, habilitados para desenvolver uma gestão empreendedora, orientados por valores de justiça e ética profissional.


Agrega valores ao exercício da profissão de gestor, apto a desenvolver capacidades como: adaptação, negociação, trabalho em equipe, comunicação, gerenciar recursos escassos, raciocínio lógico e inovação, através do empreendimento de novos negócios e novos processos.


O curso se propõe, entre os citados acima, alcançar prioritariamente os seguintes objetivos:

- Qualificar o profissional com capacidade de realizar atividades de assessoria, planejamento, operações e controle de gerenciamento nas organizações, com base em técnicas e teorias modernas, científicas e humanas.

- Desenvolver o espírito empreendedor, formando profissionais capacitados para criarem empresas de pequeno e médio porte, sempre buscando promover a gestão ambiental e melhor sustentabilidade.

- Capacitar o profissional para atuar no gerenciamento e operação das principais atividades empresariais, utilizando modernas técnicas de gestão, visando melhor atendimento ao cliente.


O percurso de formação do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais, agrupa as unidades curriculares nas linhas de:

Gestão Organizacional e Tecnologias
Empreendedorismo
Finanças
Comercial
Legislação e Contratos
Produção

Ao término do segundo semestre o aluno receberá certificado de Supervisor Administrativo e ao término do Curso o aluno será Tecnólogo em Processos Gerenciais.

 


Portarias de Reconhecimento

Renovação de Reconhecimento do Curso pela Portaria/Mec n°704 D.O.U. 19/12/2013


Diferenciais

O Tecnólogo em Processos Gerenciais possui as seguintes competências profissionais:

  • Criar uma empresa a partir de um Plano de Negócios ou implantar em uma empresa já existente
  • Criar uma conscientização da importância do trabalho de gestor com foco no empreendedorismo, junto às comunidades onde venha a atuar
  • Empreender e gerir organizações industriais, agropecuárias, comerciais e de serviços, em pequenas e médias empresas, buscando sempre a responsabilidade com o meio ambiente e práticas sustentáveis.
  • Ser um profissional contextualizado nos processos inerentes à gerência dos negócios, de forma a atuar como profissional que valoriza as principais funções organizacionais de maneira sistêmica.


Quadro docente

O curso conta com professores especializados, mestres e doutores que atuam no mercado de trabalho e se destacam entre os profissionais da sua área de atuação.

  • Esp. Jair Fernando de Souza
  • Me. Lisandro Bitencourt Machado
  • Me. Silvia Sossegolo
  • Esp. Gilmar Pedrozo
  • Esp. Solane König
  • Me. Bernardo Ferreira Fischer
  • Esp. Mara Maru
  • Me. Eduardo Jablonski
  • Me. Claudio roberto Schmitz
  • Esp. João Moreira
  • Esp. Eder Hensel
  • Me. Giovani Krug
  • Me. Roger Scherer Klafke
  • Esp. Alexandre da Silva Ingrassia
  • Me. Lucas Oliveira kessler
  • Me. Cristiane Kessler
  • Esp. Ana Carolina Borgres Souza
  • Me. Luis Chamorro
  • Esp. Marcelo Garcia


Estrutura

As Faculdades QI contam com laboratórios de informática, salas de aula amplas e arejadas, biblioteca atualizada, cantina, estacionamento (na Faculdade de Gravataí/RS), e auditório (na Faculdade de Porto Alegre/RS). Toda essa estrutura facilita o aprendizado do acadêmico, contribuindo para uma educação de excelência.


Área de Atuação

O profissional poderá atuar junto a empresas privadas, na área de planejamento e desenvolvimento e, também, abrir a sua própria empresa. O curso pretende incentivar o aluno a empreender, fornecendo conhecimentos de planejamento estratégico, gestão de relacionamento com clientes e tecnologia de informação utilizando ferramentas de última geração.


Duração do curso

2 anos e meio


Grade Curricular

1° Semestre

Modelos de Gestão
Fundamentos de Empreendedorismo
Matemática Aplicada a Finanças
Economia e Mercado
Legislação Trabalhista e Tributária

2° Semestre

Psicologia Organizacional
Comunicação Empresarial
Contabilidade e Análise de Balanços
Marketing Aplicado
Organização e Métodos

3° Semestre

Sistemas de Informações Gerenciais
Gestão de Pessoas
Administração da Produção
Marketing de Relacionamento
Direito Empresarial, Comercial e Administrativo

4° Semestre

Análise de Investimentos
Planejamento e Estratégias Organizacionais
Gestão Ambiental e Sustentabilidade
Gestão de Projetos
Sistemas Logísticos

5° Semestre

Controladoria e Finanças
Plano de Negócios
Vendas e Negociação
Sistemática de Importação e Exportação
Programa de Qualidade e Produtividade

Optativa - Língua Brasileira dos Sinais


Interdisciplinaridade como é feita

A interdisciplinaridade é estimulada através da realização de projetos pedagógicos interdisciplinares semestrais. Esses trabalhos envolvem todas as unidades curriculares, em todos os semestres, para que o currículo possa superar o mercado tão flexível e plural da atualidade.

Esses projetos são realizados para inserir os projetos acadêmicos na comunidade além de envolverem as unidades curriculares. São aplicados em empresas, indústrias, instituições públicas e organizações não governamentais.


Projetos desenvolvidos em cada semestre

  • 1º semestre – CRIAÇÃO DO PLANO DE NEGÓCIOS – No primeiro semestre, o aluno já sai com o Plano de Negócios da empresa que ele mesmo criará no grupo de alunos. O aluno não só cria o Plano da Empresa como o defende em duas etapas: na conclusão do primeiro semestre, em público para alunos da Faculdade QI e do Técnico em Gerência; e, no início do segundo semestre, para alunos, professores e SEBRAE, quando será escolhido apenas um Plano de Negócio para ser viabilizado como empresa.
  • 2º semestre – VIABILIZAÇÃO DE UMA EMPRESA – Esse projeto pedagógico é uma seqüência do primeiro semestre, onde os alunos viabilizarão uma das empresas sugeridas anteriormente nas apresentações dos Planos de Negócios.
  • 3º semestre – EMPREENDEDORISMO SOCIAL – Nessa etapa, os alunos prestarão um trabalho social junto à comunidade gravataiense no sentido de escolher uma entidade social filantrópica ou ONG para dar-lhes uma assessoria e fornecer-lhes um trabalho acadêmico.
  • 4° e 5° semestre – GUIA DO EMPREENDEDOR - Seu objetivo fica em torno de uma retomada dos principais conhecimentos e dicas para uma excelente carreira como Tecnólogo em Gestão Empreendedora através da criação do Plano de Negócios real.


Eventos

PALESTRAS com empreendedores de sucesso sobre temas atuais;

VISITAS TÉCNICAS dos alunos em grandes empresas para vivenciar rotinas de trabalho;

AULAS DINÂMICAS ministradas por professores preparados que chamam a atenção dos alunos pelo diferencial da teoria e da prática;

EXECUÇÃO DE PLANOS DE NEGÓCIOS ao final de cada módulo para compor um portfólio dos alunos da área de gestão;

CARÁTER SISTÊMICO que permite ao estudante a continuidade da formação acadêmica com pós-graduação e mestrado.


Mais informações

Links Periódicos:

1. Revista de Administração da USP
http://www.rausp.usp.br/

2. Revista de Administração de Empresas - RAE
http://rae.fgv.br/rae

3. Revista de Administração Pública - RAP
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0034-7612&nrm=iso&rep&lng=pt

4. Revista de Gestão - REGE
http://www.regeusp.com.br

5. Revista Eletrônica de Administração - REAd
www.read.ea.ufrgs.br

6. Revista de Administração Contemporânea - RAC
http://www.anpad.org.br/periodicos/content/frame_base.php?revista=1


Curso disponível em:

  • Porto Alegre/RS
  • Gravataí/RS

 

 

Ler mais


Deseja mais informações sobre este curso?

QI 25 anos - VALORIZE SUA MENTE!

Grade Curricular

Depoimentos dos alunos (8 depoimentos)

  1. Estou me formando esse semestre no curso de Processos Gerenciais e cada momento que passei dentro da Faculdade QI foi de grande valia... Adorei o método de Ensino, os professores a estrutura da escola, enfim... Amei tudo. Obrigado QI por fazer parte de um pedaço da minha história.

    Jéssica Ferrari - Gravataí

  2. Bom eu estudo Processos Gerenciais na faculdade QI de Gravataí e me formo em 2011/2. Adoro a faculdade, os professores muito bem instruidos e motivados a nos ensinar, os colegas, pois a cada semestre conhecemos novas pessoas e isso é muito bom...

    Anelise Nunes - Gravataí

  3. Vou começar este ano de 2010 com o pé direito... pois irei iniciar na faculdade QI de poa o curso Processos Gerenciais, e estou muito feliz. Sei que será de grande valia.

    Fabíola Dantas - São Léo