Você está em:

Portal das Escolas QI

Este é o site principal da QI, onde você encontrará informações sobre todos os cursos e a estrutura das escolas e faculdades QI....

Endereço: Av. Alberto Bins 320 - Centro
Porto Alegre
Fone: (51) 3014.0000
Cursos: Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira, Curso Superior de Tecnologia em Gestão em Recursos Humanos, Curso Superior de Tecnologia em Logística, EAD - Curso Técnico em Logística, EAD - Curso Técnico em Marketing, Pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas e Negócios, EAD - Curso Técnico em Recursos Humanos, EAD - Curso Técnico em Contabilidade, EAD - Curso Técnico em Administração, Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial, Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais , Curso Superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Inglês QI Fly, Curso Profissional QI, Curso Técnico em Administração, Curso Técnico em Informática, Inglês QI Fly Teens, Global Design QI, Formação Excel, Curso Técnico em Segurança do Trabalho.

Acessar outra unidade/escola

Buscar informações sobre um curso:

Quero ser aluno!

Você quer estudar na QI? Então preencha seus dados abaixo e aguarde nosso contato!

Ligue para a QI: 0800 601 0000

Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais

Apresentação

O Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais objetiva a geração de mentes com um valor escasso no mercado - o know how empreendedor. Utilizando processos gerenciais, visa tornar conhecimentos e ideias aplicáveis às necessidades sociais da comunidade, resultando em ações exitosas junto aos diversos públicos locais. Este profissional estará apto para atuar em várias frentes, tendo sempre a visão de que um novo negócio é a combinação de um conhecimento ou uma ideia com uma necessidade social não atendida, cuja oferta resultante deverá ser bem aceita pelo mercado.


Objetiva formar profissionais competentes, para a área da gestão, focados no empreendedorismo, conhecedores do seu ambiente e integrados na comunidade onde estão inseridos; com forte caráter humanista; socialmente responsáveis; preocupados com o desenvolvimento sustentável local, regional e nacional; com domínio dos conhecimentos tecnológicos, humanos, sociais e políticos, habilitados para desenvolver uma gestão empreendedora, orientados por valores de justiça e ética profissional.


Agrega valores ao exercício da profissão de gestor, apto a desenvolver capacidades como: adaptação, negociação, trabalho em equipe, comunicação, gerenciar recursos escassos, raciocínio lógico e inovação, através do empreendimento de novos negócios e novos processos.


O curso se propõe, entre os citados acima, alcançar prioritariamente os seguintes objetivos:

- Qualificar o profissional com capacidade de realizar atividades de assessoria, planejamento, operações e controle de gerenciamento nas organizações, com base em técnicas e teorias modernas, científicas e humanas.

- Desenvolver o espírito empreendedor, formando profissionais capacitados para criarem empresas de pequeno e médio porte, sempre buscando promover a gestão ambiental e melhor sustentabilidade.

- Capacitar o profissional para atuar no gerenciamento e operação das principais atividades empresariais, utilizando modernas técnicas de gestão, visando melhor atendimento ao cliente.


O percurso de formação do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais, agrupa as unidades curriculares nas linhas de:

Gestão Organizacional e Tecnologias
Empreendedorismo
Finanças
Comercial
Legislação e Contratos
Produção

Ao término do segundo semestre o aluno receberá certificado de Supervisor Administrativo e ao término do Curso o aluno será Tecnólogo em Processos Gerenciais.

 


Portarias de Reconhecimento

Renovação de Reconhecimento do Curso pela Portaria/Mec n°704 D.O.U. 19/12/2013


Diferenciais

O Tecnólogo em Processos Gerenciais possui as seguintes competências profissionais:

  • Criar uma empresa a partir de um Plano de Negócios ou implantar em uma empresa já existente
  • Criar uma conscientização da importância do trabalho de gestor com foco no empreendedorismo, junto às comunidades onde venha a atuar
  • Empreender e gerir organizações industriais, agropecuárias, comerciais e de serviços, em pequenas e médias empresas, buscando sempre a responsabilidade com o meio ambiente e práticas sustentáveis.
  • Ser um profissional contextualizado nos processos inerentes à gerência dos negócios, de forma a atuar como profissional que valoriza as principais funções organizacionais de maneira sistêmica.


Quadro docente

O curso conta com professores especializados, mestres e doutores que atuam no mercado de trabalho e se destacam entre os profissionais da sua área de atuação.

  • Esp. Jair Fernando de Souza
  • Me. Lisandro Bitencourt Machado
  • Me. Silvia Sossegolo
  • Esp. Gilmar Pedrozo
  • Esp. Solane König
  • Me. Bernardo Ferreira Fischer
  • Esp. Mara Maru
  • Me. Eduardo Jablonski
  • Me. Claudio roberto Schmitz
  • Esp. João Moreira
  • Esp. Eder Hensel
  • Me. Giovani Krug
  • Me. Roger Scherer Klafke
  • Esp. Alexandre da Silva Ingrassia
  • Me. Lucas Oliveira kessler
  • Me. Cristiane Kessler
  • Esp. Ana Carolina Borgres Souza
  • Me. Luis Chamorro
  • Esp. Marcelo Garcia


Estrutura

As Faculdades QI contam com laboratórios de informática, salas de aula amplas e arejadas, biblioteca atualizada, cantina, estacionamento (na Faculdade de Gravataí/RS), e auditório (na Faculdade de Porto Alegre/RS). Toda essa estrutura facilita o aprendizado do acadêmico, contribuindo para uma educação de excelência.


Área de Atuação

O profissional poderá atuar junto a empresas privadas, na área de planejamento e desenvolvimento e, também, abrir a sua própria empresa. O curso pretende incentivar o aluno a empreender, fornecendo conhecimentos de planejamento estratégico, gestão de relacionamento com clientes e tecnologia de informação utilizando ferramentas de última geração.


Duração do curso

2 anos e meio


Grade Curricular

1° Semestre

Modelos de Gestão
Fundamentos de Empreendedorismo
Matemática Aplicada a Finanças
Economia e Mercado
Legislação Trabalhista e Tributária

2° Semestre

Psicologia Organizacional
Comunicação Empresarial
Contabilidade e Análise de Balanços
Marketing Aplicado
Organização e Métodos

3° Semestre

Sistemas de Informações Gerenciais
Gestão de Pessoas
Administração da Produção
Marketing de Relacionamento
Direito Empresarial, Comercial e Administrativo

4° Semestre

Análise de Investimentos
Planejamento e Estratégias Organizacionais
Gestão Ambiental e Sustentabilidade
Gestão de Projetos
Sistemas Logísticos

5° Semestre

Controladoria e Finanças
Plano de Negócios
Vendas e Negociação
Sistemática de Importação e Exportação
Programa de Qualidade e Produtividade

Optativa - Língua Brasileira dos Sinais


Interdisciplinaridade como é feita

A interdisciplinaridade é estimulada através da realização de projetos pedagógicos interdisciplinares semestrais. Esses trabalhos envolvem todas as unidades curriculares, em todos os semestres, para que o currículo possa superar o mercado tão flexível e plural da atualidade.

Esses projetos são realizados para inserir os projetos acadêmicos na comunidade além de envolverem as unidades curriculares. São aplicados em empresas, indústrias, instituições públicas e organizações não governamentais.


Projetos desenvolvidos em cada semestre

  • 1º semestre – CRIAÇÃO DO PLANO DE NEGÓCIOS – No primeiro semestre, o aluno já sai com o Plano de Negócios da empresa que ele mesmo criará no grupo de alunos. O aluno não só cria o Plano da Empresa como o defende em duas etapas: na conclusão do primeiro semestre, em público para alunos da Faculdade QI e do Técnico em Gerência; e, no início do segundo semestre, para alunos, professores e SEBRAE, quando será escolhido apenas um Plano de Negócio para ser viabilizado como empresa.
  • 2º semestre – VIABILIZAÇÃO DE UMA EMPRESA – Esse projeto pedagógico é uma seqüência do primeiro semestre, onde os alunos viabilizarão uma das empresas sugeridas anteriormente nas apresentações dos Planos de Negócios.
  • 3º semestre – EMPREENDEDORISMO SOCIAL – Nessa etapa, os alunos prestarão um trabalho social junto à comunidade gravataiense no sentido de escolher uma entidade social filantrópica ou ONG para dar-lhes uma assessoria e fornecer-lhes um trabalho acadêmico.
  • 4° e 5° semestre – GUIA DO EMPREENDEDOR - Seu objetivo fica em torno de uma retomada dos principais conhecimentos e dicas para uma excelente carreira como Tecnólogo em Gestão Empreendedora através da criação do Plano de Negócios real.


Eventos

PALESTRAS com empreendedores de sucesso sobre temas atuais;

VISITAS TÉCNICAS dos alunos em grandes empresas para vivenciar rotinas de trabalho;

AULAS DINÂMICAS ministradas por professores preparados que chamam a atenção dos alunos pelo diferencial da teoria e da prática;

EXECUÇÃO DE PLANOS DE NEGÓCIOS ao final de cada módulo para compor um portfólio dos alunos da área de gestão;

CARÁTER SISTÊMICO que permite ao estudante a continuidade da formação acadêmica com pós-graduação e mestrado.


Mais informações

Links Periódicos:

1. Revista de Administração da USP
http://www.rausp.usp.br/

2. Revista de Administração de Empresas - RAE
http://rae.fgv.br/rae

3. Revista de Administração Pública - RAP
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0034-7612&nrm=iso&rep&lng=pt

4. Revista de Gestão - REGE
http://www.regeusp.com.br

5. Revista Eletrônica de Administração - REAd
www.read.ea.ufrgs.br

6. Revista de Administração Contemporânea - RAC
http://www.anpad.org.br/periodicos/content/frame_base.php?revista=1


Curso disponível em:

  • Porto Alegre/RS
  • Gravataí/RS

 

 

Ler mais


Deseja mais informações sobre este curso?

QI 25 anos - VALORIZE SUA MENTE!

Grade Curricular

Depoimentos dos alunos (8 depoimentos)

  1. Estou me formando esse semestre no curso de Processos Gerenciais e cada momento que passei dentro da Faculdade QI foi de grande valia... Adorei o método de Ensino, os professores a estrutura da escola, enfim... Amei tudo. Obrigado QI por fazer parte de um pedaço da minha história.

    Jéssica Ferrari - Gravataí

  2. Bom eu estudo Processos Gerenciais na faculdade QI de Gravataí e me formo em 2011/2. Adoro a faculdade, os professores muito bem instruidos e motivados a nos ensinar, os colegas, pois a cada semestre conhecemos novas pessoas e isso é muito bom...

    Anelise Nunes - Gravataí

  3. Vou começar este ano de 2010 com o pé direito... pois irei iniciar na faculdade QI de poa o curso Processos Gerenciais, e estou muito feliz. Sei que será de grande valia.

    Fabíola Dantas - São Léo